logo
telefone

O pai está dizendo que vai pedir a guarda compartilhada para não pagar pensão, isso é verdade?

Infelizmente é muito comum as mães receberem diversas ameaças do pai do seu filho, que normalmente estão ligadas a pensão, uma das mais comuns acontece quando a mãe fala que vai cobrar a pensão, e o cara já vem quente dizendo que vai mudar a guarda para compartilhada e por causa disso não vai precisar pagar mais nada.

Mas isso NÃO é verdade!!!!!!!

A guarda é justamente a divisão dos cuidados e responsabilidades, sendo que ela pode ser unilateral ou compartilhada.

A unilateral é aquela que vai entregar para algum dos genitores o cuidado praticamente exclusivo do filho, enquanto a compartilhada, que é a regra do sistema, divide essas responsabilidades e cuidados entre ambos.

Não confundam guarda com pensão, são coisas completamente diferentes.

Enquanto a guarda fala de responsabilidades, a pensão vai tratar de sustento, ou seja, o que o seu filho precisa todo mês para ter uma vida digna.

Infelizmente, essas pensões normalmente não são altas e acabam sobrecarregando a mãe, fazendo com que ela arque com quase 90% das despesas sozinha, além de ter que cuidar sozinha do filho.

Agora vocês já sabem que guarda e pensão são diferentes e pedir para mudar a guarda não é suficiente para tirar a pensão.

Mas e se o pai ainda sim entrar com o processo? Nessa situação ele vai ter que provar para o juiz que você não é uma boa mãe e que o filho MORAR com ele é a melhor situação.

Essa palavra MORAR é onde está o pulo do gato, pois caso o filho acabe morando com o pai, nesse caso pode acontecer a alteração da pensão, mas me responde: O pai do seu filho vai querer brigar por essa moradia? Ele vai realmente cuidar?

A maioria de vocês deve ter respondido não e o juiz vai pensar a mesma coisa quando for analisar o processo, por isso não caia mais na conversa fiada de pai que ameaça e caso você tenha alguma problema, procure um advogado especialista.

 

Esse artigo foi escrito pelo advogado Carlos Santos, ele é especialista em direito das famílias e você pode encontrar ele pelo instagram no @carlossantosadvo ou por telefone 15 998422021.