logo
telefone

Pensão alimentícia: Como saber o valor que meu filho vai receber?

A pensão é aquele valor que o pai, quando ele não tem a guarda, vai pagar para o filho. Lembrando que é obrigação dele auxiliar no sustento da criança, ou seja, não adianta querer fugir da obrigação.

Agora que sabemos o que é a pensão e quem vai pagar, precisamos saber qual é o seu valor, isso não é tarefa fácil, mas também não é impossível, então vamos lá.

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as despesas do seu filho, isso inclui aluguel, água, luz, internet, lazer, educação, saúde, vestimenta, higiene pessoal e vários outros itens que são necessários para o seu filho.

Em um segundo momento você vai precisar calcular todas as despesas, isso vai te levar a saber quanto o seu filho precisa por mês para se manter. Não se esqueça que todas essas despesas precisam ser provadas, então você vai precisar de recibos e notas fiscais.

Depois disso, chegou a hora de saber quanto cada um de vocês deve contribuir para esse sustento, em um mundo ideal esse valor seria divido pela metade, mas não é assim que ocorre na prática, pois você precisa equilibrar o quanto você e o pai do seu filho ganham para entender o valor exato que cada um vai pagar.

Quem tem maiores condições financeiras, deve contribuir com um valor maior nessa divisão, isso se chama proporcionalidade, então se o pai do seu filho tem ótimas condições financeiras, muito maiores que a sua, ele deve contribuir com uma parcela maior e o inverso também é verdade.

Nós passamos por três pontos para determinar o valor, a necessidade do seu filho, as possibilidades financeiras suas e do pai e por último a proporção entre esses ganhos com o quanto seu filho necessita por mês.

É importante lembrar que além dessas questões matemáticas, outras também entram na conta, como o fato de você ficar mais tempo com o seu filho, isso automaticamente gera mais despesas para você do que para o pai, que normalmente pega a criança uma vez a cada 15 dias.

Colocou isso tudo no lápis? Agora você sabe quanto seu filho custa para você e como saber o valor que o pai deve pagar de pensão.

O próximo passo é levar isso tudo para o juiz para que o pai comece a pagar a pensão, lembrando que antes de o juiz decidir ele não é obrigado a pagar.

Está precisando resolver a pensão do seu filho ou ficou com alguma dúvida? Então é só manda mensagem no nosso whatsApp, o botão está aqui do lado.