logo
telefone

Pensão Alimentícia: O pai do meu filho não pagou a pensão, o que eu faço agora?

A pensão é muito importante para o sustento do seu filho, mesmo que na maioria das vezes o valor esteja muito abaixo do necessário e o pai tenha a cara de pau de atrasar ou ficar vários meses sem pagar, colocando o seu filho em uma situação de risco.

Quando isso acontece você pode e precisa entrar com um processo de execução de alimentos para fazer o pai pagar o atrasado e continuar pagando as demais. Mas você sabe o que vai precisar para entrar com esse processo? Aqui embaixo eu te explico.

O primeiro passo é juntar esses documentos:

  1. Sentença do processo de pensão;
  2. Seus documentos pessoais e do seu filho;
  3. Certidão de nascimento do seu filho;
  4. O endereço do pai.

Depois de juntar todos esses documentos, você vai fazer uma lista com todos os valores que ele deixou de pagar e a data de vencimento de cada um deles, feito isso vamos para o próximo passo.

Agora chegou o momento de procurar um advogado especialista em família, que vai preparar o processo e dar entrada pedindo tudo que for direito do seu filho para que o pai seja obrigado a cumprir com a responsabilidade dele.

Depois que o processo começar o pai vai ser chamado para pagar em três dias ou justificar o motivo de não ter pago o valor da pensão. Importante lembrar vocês que alegar desemprego ou mudança na situação financeira não é suficiente.

Caso o pai não consiga pagar o valor ele precisa pedir a redução em um processo especifico, então não adianta ele vir inventando história que não vai adiantar.

Se ele não pagar nesse prazo estabelecido pelo juiz, vai ser expedido um mandado de prisão, ou seja, ele vai ser preso, na minha experiência o valor da pensão atrasada aparece bem rápido quando o mandado sai.

Uma coisa que pode ajudar muito com esse processo, é você já levar todos os bens que o pai tem e onde ele trabalha, isso facilita para penhorar bens.

Não deixe a pensão atrasar muito tempo, pois se passar dos três primeiros meses você não consegue a prisão para as mais antigas, por isso se ele atrasar um mês já procure um advogado.

Se você estiver passando por essa situação, temos uma equipe preparada para te ajuda, é só clicar no botão do whatsApp que está aqui do lado.

 

Esse artigo foi escrito pelo Dr. Carlos Santos